Consciência Histórica Crítica

A consciência crítica está entre a consciência exemplar e a consciência genética. Mas para Rüsen, NÃO HÁ ETAPAS EVOLUTIVAS. Se uma pessoa começa a ter consciência crítica em uma sociedade de predominância da consciência tradicional, ela é um INDÍCIO que esta sociedade tradicional está MUDANDO para uma sociedade em que pode predominar a consciência exemplar ou mesmo a consciência ontogenética. A cosnciência crítica serve para NEGAR, QUESTIONAR o que está posto e serve de 'GATILHO" para transformações de práticas e representações em um grupo social. Se você escolheu este tipo de consciência, talvez tenha pensado que devemos romper com o passado, questionar as tradições, duvidar das histórias, refutar práticas inaceitáveis na contemporaneidade.

Rüsen trabalha com o conceito de DIVERSIDADE dentro da UNIDADE. Este tipo de pensamento NÃO É CONTRADITÓRIO, é um pensamento SISTÊMICO  ou COMPLEXO em que NÃO EXISTE DICOTOMIA ou DUALISMO, mas um MOVIMENTO TENSIONAL E RECURSIVO, que não descarta uma coisa a favor da outra.
Outros que trabalham na mesma perspectiva: Boaventura de Souza Santos; Edgar Morin; Roger Chartier; Durval Albuquerque Junior.

Tabela das Consciências

EXPERIÊNCIA DO TEMPO    Desvios problematizadores dos modelos culturais e de vida atuais

FORMAS DE SIGNIFICAÇÃO HISTÓRICA    Rupturas das totalidades temporais por negação de sua validade 

ORIENTAÇÃO DA VIDA EXTERIOR    Delimitação do ponto de vista próprio frente às obrigações preestabelecidadas

ORIENTAÇÃO DA VIDA INTERIOR    Autoconfiança na refutação de obrigações externas

RELAÇÃO COM VALORES MORAIS    Ruptura do poder moral dos valores pela negação de sua validade 

RELAÇÃO COM O RACIOCÍNIO MORAL    Crítica dos valores e da ideologia como estratégia do discurso moral

Modelo somaliana Waris Dirie depois de discursar mais uma vez na ONU contra a Mutilação Genital Feminina (MGF)  práticada em algumas comunidades da Àsia e da Àfrica
Pioneiros do Greenpeace
Alunos ocupam colégio estadual de Maringá em protesto em abril de 2016
Luta pelo voto feminino 1913 em New York
Movimento de Maio de 68 na França