Consciência Histórica Tradicional
Tabela das Consciências
As tradições também são indispensáveis na orientação para a vida prática. Para Rüsen, não há um julgamento negativo quanto às tradições. Mas em outros vários textos, discutirá quais práticas culturais podem ser consideradas "mais válidas que outras". Se você escolheu este tipo de consciência, considerou que o que aconteceu no passado, o acordo firmado (ORIGEM da história), é decisivo para orientar suas práticas. Você não quis romper com o passado.
Rüsen trabalha com o conceito de DIVERSIDADE dentro da UNIDADE. Este tipo de pensamento NÃO É CONTRADITÓRIO, é um pensamento SISTÊMICO ou COMPLEXO em que NÃO EXISTE DICOTOMIA ou DUALISMO, mas um MOVIMENTO TENSIONAL E RECURSIVO, que não descarta uma coisa a favor da outra.
Outros que trabalham na mesma perspectiva: Boaventura de Souza Santos; Edgar Morin; Roger Chartier; Durval Albuquerque Junior.
EXPERIÊNCIA DO TEMPO Origem e repetição de um modelo e de vida obrigatória. Isto não quer dizer que este tipo de sociedade não muda!!!
FORMAS DE SIGNIFICAÇÃO HISTÓRICA Permanência dos modelos culturais e de vida na mudança temporal
ORIENTAÇÃO DA VIDA EXTERIOR Afirmação das ordens preestabelecidas por acordo ao redor de um modelo de vida comum e válido para todos
ORIENTAÇÃO DA VIDA INTERIOR Sistematização dos modelos culturais e de vida por imitação
RELAÇÃO COM VALORES MORAIS A moralidade é um conceito preestabelecido de ordens obrigatórias; a validade moral é inquestionável. Estabilidade por tradição.
RELAÇÃO COM O RACIOCÍNIO MORAL A razão subjacente aos valores é um suposto efetivo que permite o consenso sobre questões morais

Todas as religiões tem seus rituais
(tradições)
Comunidade Indígena


Algumas rotinas da escola permanecem

Dança Gaúcha

